terça-feira, 26 de novembro de 2019

A história por trás do barber pole

A história por trás do barber pole


Você já deve ter percebido que tudo que se refere à barbearia tem como símbolo um poste giratório com listras azuis, vermelhas e brancas. Mas o que de fato significa isso?

 Bom, a história do “barber pole”, como o poste é conhecido nos Estados Unidos, remonta a tempos bem longínquos, nesse período, eram utilizados postes na frente dos estabelecimentos comerciais para identifica-los e os barbeiros não faziam apenas cabelos e barbas, nossos amigos faziam um estilo meio “filme de terror”,

Na verdade, na idade média, barbeiros, além de barba, cabelo e bigode, atuavam como médicos e dentistas, fazendo desde pequenas cirurgias a extrações de dentes e sangrias.

Ao realizar as sangrias, o BARBEIRO-MÉDICO-AMIGO-GENTE BOA-SQN, pedia que o cliente segurasse firme em um poste para aliviar a dor dos cortes. O sangue que escorria era depositado em uma vasilha aos pés do paciente. Na limpeza eram utilizadas bandagens de tecidos brancos, que depois de lavadas, ficavam penduradas no poste para secar.

Portanto, o poste de barbeiro atual remete aos postes onde as pessoas se seguravam.  Já as cores, fazem alusão ao branco das bandagens, ao vermelho do sangue arterial e ao azul do sangue venoso. Sinistro não?

 Bom, como era de ser esperar, a prática foi banida pelo Clero no ano de 1163, quando ficaram definidas as funções que um barbeiro e que um médico poderiam exercer.

Algumas décadas depois, a Companhia de Barbeiros e Cirurgiões Unidos, da Inglaterra, determinou que, barbeiros deveriam utilizar postes com listras brancas e azuis e médicos e dentistas, postes com listras brancas e vermelhas. Porém, muitos barbeiros dos Estados Unidos continuaram com seus postes de 3 cores, em referência à bandeira americana.

E agora, sempre que olhar para o poste pense: “como é bom ser amigo do barbeiro…”

Sem comentários:

Enviar um comentário